sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Intervenção 2º ANO A

Conversei com a Professora da turma e como o final do ano está chegando ela solicitou que fossem realizadas atividades com leituras e escrita que são as dificuldades maiores dos alunos.
Neste dia fizemos uma atividade de Trava-Lingua.

Relacionando a primavera e a Favela das Flores, os alunos deveriam identificar onde a palavra ROSA, significava o nome de uma pessoa, nome de flor ou nome de cor.










Intervenção no 1º ano - Jogo das Baratas

Iniciamos a atividade contando a história " O ratinho, o morango maduro vermelho e o grande urso esfomeado" Autor Don e Andrey Wood. Coleção Itaú
Depois de contar a história fizemos questionamentos sobre a mesma e realizamos o Jogo das baratas. Os alunos jogavam dois dados, um com o numeral e o outro com quantidades, somavam e com uma chinelada encontravam  a barata com o resultado correspondente. Atrás da barata tinha gravuras de frutas que deveriam escrever o nome, com o alfabeto móvel.


Compreendendo a rede de hipóteses  do processo de alfabetização.




























sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Testes das quatro palavras e uma frase com os alunos do 1º ano

Realizamos o terceiro teste neste ano ( o 1º em março, o 2º em julho e o 3º agora em novembro) para fazer uma sondagem com intuito de verificar quais as concepções que os alunos do primeiro do ensino fundamental da Escola Municipal Patrício Dias Ferreira tinham sobre a língua escrita. Para a investigação foi realizado uma entrevista individual com os alunos, baseada na Aula Entrevista desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA) e no teste das quatro palavras e uma frase. A aula entrevista consiste em um encontro a dois, professor aluno, sendo mais que uma avaliação, é um momento especial, de conhecimento mutuo. Durante a aula entrevista o professor pode observar individualmente o seu aluno e buscar elementos para constatar os níveis das hipóteses sobre a escrita.









terça-feira, 12 de novembro de 2013

Seminário na Escola

Realizamos uma reunião com a Equipe Diretiva da Escola e com os professores que estavam presentes, expondo todo o trabalho que foi realizado durante o ano na Escola, principalmente os artigos enviados para a Capes e Projeto Científico apresentado no Congrega.

Os professores ficaram admirados com o trabalho que foi embasado na teoria passando para a prática, especialmente aqueles que são de áreas, pois o convívio foi pequeno, pois nosso projeto se restringe aos anos iniciais.