Batalha de Palavras
Objetivos:
Compreender que as palavras são compostas por unidades
sonoras menores,
Identificar a sílaba como unidade fonológica,
Segmentar palavra em sílabas,
Comparar palavras quanto ao número de sílabas.
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber
que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam
refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência
fonológica.
Modo de jogar:
Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.
Jogadores:
2 jogadores ou duplas.
Componentes:
- 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número
de sílabas.
Regras:
- As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois
jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para
baixo,uma em cima da outra, formando um monte
-O primeiro jogador vira a primeira ficha de seu montinho ao
mesmo tempo em que o seu adversário também vira uma ficha do montinho dele.
- O jogador que virar a ficha cuja palavra contiver maior
quantidade de sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário.
- Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas
cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma
diferença quanto ao número de sílabas. Nesse caso o jogador que virar a ficha
cuja palavra tiver maior número de silabas leva todas as fichas viradas na
jogada.
O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir
ficar com o maior número de fichas.
Troca de letras
Objetivos:
- Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;
-Compreender que as sílabas são formadas por unidades
menores;
-Compreender que a cada fonema corresponde uma letra ou um
conjunto de letras(dígrafos);
-Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma
palavra em outra palavra ;
-Compreender que a ordem em que os fonemas são pronunciados
corresponde á ordem em que as letras são registradas no papel, obedecendo,
geralmente, ao sentido esquerdo-direita;
-Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças
sonoras entre elas;
-Estabelecer correspondência grafofônica.
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, mas que não compreendem
alguns princípios do sistema, como o de que duas palavras diferentes são e o de
que a substituição de única letra transforma uma palavra em outra. É uma
atividade interessante também para crianças que já detenham tal conhecimento,
mas que ainda não tenham consolidado as correspondências grafofônicas. Esses
alunos já devem ser capazes de perceber que a escrita tem relação com a pauta
sonora.
Modo de jogar:
Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras
formadas a partir da troca de letras.
Jogadores:
2,3 ou 4 grupos.
Componentes:
-1 quadro de pregas.
-20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras
são semelhantes,com diferença apenas em relação a uma das letras).
- Fichas com as letras.
Regras:
- São formados 2, 3 ou 4 grupos e decide-se qual grupo
iniciará o jogo.
-O desafiador ( professor) coloca no quadro de pregas 5
fichas de figuras e,ao lado,forma com as fichas das letras as palavras
correspondentes a essas figuras,deixando na mesa as demais fichas de letras.
-Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma
figura cuja palavra é muito semelhante á palavra representada pela figura que
primeiramente foi colocada (por exemplo, se antes tinha a ficha da figura pato,
coloca-se a ficha que tem a figura do rato).
Quem escreve sou eu
Objetivos:
- Consolidar as correspondências grafofônicas, conhecendo as
letras e sua correspondência sonoras;
-Escrever palavras com fluência, mobilizando, com rapidez, o
repertório de correspondência grafofônicas já construído.
Público-alvo:
Alunos que estejam em processo de alfabetização e que já
tenham consolidado algumas correspondências grafofônicas,mas que ainda precisem
refletir sobre todas as correspondência
a serem registrada na escrita das palavras.
Modo de jogar:
Ganha o jogo quem conseguir escrever mais palavras
corretamente.
Jogadores:
4 jogadores ou duplas.
Componentes:
- 1 dado de 8 lados .
- 4 cartelas de cores diferentes com 8 figuras numeradas em
cada cartela.
- 4 cartelas de correção.
Regras:
-Coloca-se uma das cartelas com as figuras no centro da
mesa,virada para cima,e deixa –se a
cartela de correção correspondente virada para baixo.
-Cada jogador deve
providenciar papel e lápis par escrever as palavras durante o jogo.
-Tira-se no dado quem iniciará o jogo. Quem tirar mais
pontos no dado começa o jogo.
-Os jogadores decidem quantas partidas serão jogadas.
-O primeiro jogador lança o dado. O número indicado no dado
irá apontar o número da figura da cartela cuja palavra deverá ser escrita pelo
jogador.
-O jogador escreve a palavra em seu papel, sem mostrar para
o colega, e passa o dado para o jogador seguinte.
- O mesmo procedimento é seguido pelos demais jogadores.
-Não há problema que jogadores escrevam a mesma palavra,
pois a escrita só será revelada ao final do jogo, no momento de confronto com a
cartela de correção.
-Ao final do número de partidas combinado entre os jogadores
a cartela de correção é desvirada e cada jogador verifica quantas palavras
escreveu corretamente.
Repertório de palavras usadas no jogo:
PALHAÇA- BONECA- AVIÃO-VASSOURA
FOGÃO-PIANO-FACA-CHUVEIRO
BOTA-NARIZ-PATO-SAPATO
PETECA-JACA-BONÉ-NUVEM
LUVA-GALINHA-CAMA-CHAPÉU
PAPAGAIO-BOCA-PIÃO-ESTRELA
CAVALO-PICOLÉ-ABELHA-MACACO
UVAS-LÁPIS-ÍMÃ-OLHO
Dado Sonoro
Objetivos:
-Compreender que as palavras são compostas por unidades
sonoras;
-Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras
iguais;
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais;
- Comparar palavras quanto ás semelhanças sonoras;
- Desenvolver a consciência fonológica por meio da
exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração);
- Comparar palavras quanto ás semelhanças sonoras;
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber que a palavra é constituída de
significado e seqüência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades
sonoras das palavras ,desenvolvendo a consciência fonológica.
Modo de jogar:
Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores:
2 a 4 .
Componentes:
- 1 dado de oito lados.
- 1 cartela com 8 figuras de animais numeradas.
- 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da
cartela há 3 fichas de figuras/palavras que se iniciam com a mesma sílaba das
figuras /palavras apresentadas na cartela.
Regras:
- A cartela com as figuras numeradas deve estar á vista dos
jogadores durante todo o jogo.
-Espalham-se as fichas sobre a mesa, com as frases voltadas
para cima.
-Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
- O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e
verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
- O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a
mesma sílaba da figura indicada na cartela.
- Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo
participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
Mais Uma
Objetivos:
- Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores e que a cada fonema corresponde uma
letra ou conjunto de letras (dígrafos);
- Compreender que as sílabas variam quanto ao número de
letras;
- Compreender que se acrescentarmos uma letra em uma palavra
esta é transformada em outra palavra;
- Compreender que a ordem em que os fonemas são pronunciados
corresponde á ordem em que as letras são registradas no papel, obedecendo,
geralmente, ao sentido esquerdo-direita;
- Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças
sonoras entre elas;
- Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes.
Público-alvo:
Alunos que estejam em processo de alfabetização, mas não compreenda,
ainda, alguns princípios do sistema, como o de que é necessário representar
todos os segmentos sonoros por meio de letras, ou o de que as letras precisam
ser dispostas em uma ordem equivalente á emissão sonora dos fonemas.É um jogo
interessante também para os alunos que, embora compreendam tal principio, não
tenham ainda consolidado as correspondências grafofônicas. Esses alunos já devem
ser capazes de perceber que a escrita tem relação com a pauta sonora.
Modo de jogar:
Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.
Jogadores:
4 jogadores ou duplas.
Componentes:
- Uma trilha composta de algumas casas em que existem
figuras com palavras correspondentes.
- 20 fichas com figuras e seus respectivos nomes.
- 30 fichas com letras.
- 1 dado.
- 4 pinos de cores diferentes.
Regras:
- Na mesa, devem ser espalhadas várias fichas com figuras e
fichas com letras.
-Quem tirar mais pontos no dado começa o jogo.
- O primeiro jogador lança o dado.
- o jogador conduz o pino na trilha, contando a quantidade
de casas correspondente ao número indicado no dado.
- Se o pino parar em uma casa que não contenha figura
/palavra ele permanece na casa e passa a
jogada para o próximo jogador .
- Se na casa onde o pino parar houver uma figura /palavra o
jogador deve procurar a ficha com a figura cuja palavra é semelhante a que está
na casa da trilha (as duas palavras se diferenciam quanto a uma letra). Ao
encontrar a ficha com a figura /palavra adequada, ele deve identificar qual é a
letra que está faltando na palavra da trilha para formara palavra
correspondente à figura selecionada. Se o jogador acertar a figura e a letra
ele permanece na casa. Caso ele erre deve voltar para a casa onde o pino
estava.
- O próximo jogador
joga o dado e repete os procedimentos do primeiro jogador, e assim
sucessivamente até que um dos jogadores chegue ao final da trilha.
Repertório de palavras usado no jogo:
CASA/ASA; COLAR/COLA; CUECA/CUCA;
FOCA/OCA; GALHO/GALO
LULA /LUA; LUVA /UVA; LUVA /LUA;
MANTA/ANTA; NAVE/AVE; PASTA/PATA;
PERNA/PENA; PILHA/ILHA; PIPA/PIA;
PONTE/POTE; POSTE/POTE; PRATO/PATO;
PRATO/RATO; RÉGUA/ÉGUA; VELHA/VELA
Caça Rimas
Objetivos:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades
sonoras;
-Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final,
-Desenvolver a consciência fonológica, por meio da
exploração de rimas,
-Comparar palavras quanto ás semelhanças sonoras;
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber
que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que precisam
refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a
consciência fonológica.
Modo de jogar:
Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras cujas
palavras rimam com os nomes das figuras que estão numa cartela.
Jogadores:
4 Jogadores ou duplas.
Componentes:
- 4 cartelas iguais com 20 figuras.
-20 fichas pequenas com uma figura em cada.
Regras:
-Cada jogador recebe uma cartela.
-20 fichas de figura são distribuídas igualmente entre os
jogadores. (Cinco fichas para cada jogador).
- Dado o sinal de início do jogo, cada jogador deve
localizar o mais rápido possível, na sua cartela, as figuras cujas palavras
rimam com as das fichas que estão em suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em
cima da figura correspondente na cartela.
- O jogo é finalizado quando o primeiro jogador encontrar o
par de todas as fichas que recebeu. Este Jogador deve gritar “parou” e todos devem contar quantas fichas foram colocadas corretamente por cada
jogador.
Repertório de palavras usadas no jogo:
- AVIÃO – LEÃO
- RATO – GATO
- FACA – VACA
- JARRO – CARRO
- MAMADEIRA – CADEIRA
- CHUPETA – BORBOLETA
- DINHEIRO – BRIGADEIRO
- GARRAFA – GIRAFA
- OVELHA – ABELHA
- RAINHA – GALINHA
- DENTE – PRESIDENTE
- PISCINA – BUZINA
- VASSOURA – TESOURA
- MOLA – BOLA
- TIJOLO – BOLO
- ANEL – PINCEL
- BARRIGA – FORMIGA
- RODA – CORDA
- LAÇO – PALHAÇO
- LUVA – CHUVA
Palavra Dentro de Palavra
Objetivos Didáticos
- Compreender que as palavras são compostas por unidades
sonoras menores;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras
iguais;
- Compreender que uma
seqüência de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras
palavras;
- Segmentar palavra, identificando partes que constituem
outras palavras.
Público-Alvo:
Alunos em processo de
alfabetização que ainda não compreendem todos os princípios do sistema alfabético,
tal como o de que palavras com segmentos sonoros semelhantes possuem, também,
sequências de letras similares; ou os que não compreendam que as palavras são
constituídas de segmentos sonoros menores (sílabas). Também pode ser utilizado
com alunos que necessitam sistematizar e consolidar a correspondência entre a
escrita e a pauta sonora.
Meta do Jogo
Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras usando as
fichas que recebeu
Jogadores:
2, 3 ou 4 jogadores ou grupos.
Componentes:
- 12 fichas de cor azul, contendo as figuras e as palavras
correspondentes.
-12 fichas de cor vermelha, contendo figuras cujos nomes se
encontram dentro das palavras das fichas azuis.
Regras:
- As 12 fichas de cor vermelha será distribuídas igualmente
entre os jogadores
- As fichas de cor azul devem ficar em um monte, viradas
para baixo, no meio da mesa.
- Decidem-se quem iniciará o jogo e a ordem das jogadas.
- Dado o sinal de início do jogo, o primeiro jogador deve
desvirar uma ficha do monte e verificar quais, entre as suas fichas vermelhas,
apresentam “a palavra dentro da palavra” da ficha azul que foi desvirada. Caso
encontre um par o jogador deve baixá-lo sobre a mesa; se nenhuma de suas fichas
vermelhas tiver uma “palavra dentro da palavra” que foi desvirada, ou o jogador
não perceber o par, ela é colocada no final do monte e o jogo continua.
- Ganha o jogo quem se livrar das suas cartelas primeiro.
Repertório de palavras usadas no jogo:
- MAMÃO – MÃO
- CASA – ASA
- LAMPIÃO – PIÃO
- SACOLA – COLA
- FIVELA – VELA
- GALHO – ALHO
- SAPATO – PATO
- GALINHA – LINHA
- TUCANO – CANO
- REPOLHO – OLHO
- SOLDADO – DADO