quarta-feira, 24 de julho de 2013

NOSSA PROPOSTA EMEF PATRÍCIO DIAS FERREIRA E EMEF VILMAR MADEIRA

Com base nas mudanças de educação atual,  formação continuada, optamos em desenvolver uma sondagem para organizar melhor as intervenções  pedagógicas durante o ano letivo de 2013. Após as reuniões com professores das turmas, e pela semelhanças entres as duas escolas parceiras,  decidimos que iriamos dar ênfase no processo de escrita, principalmente na produção textual, e nos conceitos matemáticos, sempre de forma interdisciplinar e lúdica.

Dados das Escolas

“EMEF PATRICIO DIAS FERREIRA”
IDBE  - 3,8
Número de alunos(2013)  _202

Número de alunos pesquisados _ 47


 “EMEF Vilmar Antônio Madeira”
IDBE  -  3,0
Número de alunos(2013)  - 55
Número de alunos pesquisados – 30

Tradicionalmente as discussões sobre a prática alfabetizadora têm se centrado na polêmica sobre os métodos utilizados: métodos analíticos versus métodos sintéticos: fonético versus global, etc. Nenhuma dessas discussões levou em conta o que agora conhecemos: as concepções das crianças sobre o sistema de escrita. Se aceitarmos que a criança não é uma tábua rasa onde se inscrevem letras e as palavras segundo determinado método; se aceitarmos que o “fácil” e o “difícil” não podem ser definidos a partir da perspectiva do adulto, mas da de quem aprende; se aceitarmos que qualquer informação deve ser assimilada (e, portanto transformada) para ser operante, então deveríamos também aceitar que os métodos (como sequência de passos ordenados para chegar a um fim) não oferecem mais do que sugestões, incitações, quando não práticas rituais ou conjunto de proibições. O método não pode criar conhecimento. (FERREIRO, 1986, p. 29)