Pré-Silábico – Os alunos escrevem
rabiscos ou até mesmo letras para representar as palavras, porém sem nenhum
vínculo com o que é falado.
Silábico – O aluno representa
o que ouve com a quantidade certa de sílabas, ora, representando
graficamente a sílaba por inteiro misturada a letras isoladas dos fonemas, ora,
representa a sílaba com outra letra do mesmo fonema.
Alfabético – O aluno houve a
pronúncia de cada sílaba e procura colocar letras que lhe correspondem.
Alfabetizado – Nesse nível de
alfabetização, a criança já apresenta um domínio da escrita, incluindo as
sílabas complexas.
•Alfa 1 – Quando o adulto já consegue
entender o que está escrito, usa duas letras para cada sílaba.
•Alfa 2 – Quando o aluno percebe que o fonema
pode ser constituído com mais de duas letras.
•Alfa 3 – Quando o aluno já faz a nasalização
das palavras.
•Alfa 4 – Quando o aluno letras que não tem
representação sonora na palavra.
Dificilmente uma classe inteira de alunos avança igualmente
no mesmo espaço de tempo. Esta heterogeneidade, ao invés de atrapalhar é muito
benéfica ao andamento dos trabalhos em aula. Na inteiração de pontos de
vista diferentes aumenta as possibilidades de aprender. A emulação que se cria
quando os alunos se percebem em níveis distintos, se bem conduzidas, é fator de
muito progresso numa classe. (GROSSI, 1990, p.27).
Recado:
Existem
particularidades entre os estudos de Emília Ferreiro e Ester Grossi....
Confira!
Aqui
estão algumas sugestões de leitura. Vale a pena conferir!