domingo, 28 de julho de 2013

Níveis Alfabéticos


Pré-Silábico – Os alunos escrevem rabiscos ou até mesmo letras para representar as palavras, porém sem nenhum vínculo com o que é falado. 

Silábico – O aluno representa o que ouve com a quantidade certa de sílabas, ora, representando graficamente a sílaba por inteiro misturada a letras isoladas dos fonemas, ora, representa a sílaba com outra letra do mesmo fonema. 

Alfabético – O aluno houve a pronúncia de cada sílaba e procura colocar letras que lhe correspondem.

Alfabetizado – Nesse nível de alfabetização, a criança já apresenta um domínio da escrita, incluindo as sílabas  complexas.
Alfa 1 – Quando o adulto já consegue entender o que está escrito, usa duas letras para cada sílaba.
Alfa 2 – Quando o aluno percebe que o fonema pode ser constituído com mais de duas letras.
Alfa 3 – Quando o aluno já faz a nasalização das palavras.


Alfa 4 – Quando o aluno letras que não tem representação sonora na palavra.

Dificilmente uma classe inteira de alunos avança igualmente no mesmo espaço de tempo. Esta heterogeneidade, ao invés de atrapalhar é muito benéfica ao andamento dos trabalhos em aula. Na inteiração de pontos de vista diferentes aumenta as possibilidades de aprender. A emulação que se cria quando os alunos se percebem em níveis distintos, se bem conduzidas, é fator de muito progresso numa classe. (GROSSI, 1990, p.27).


Recado:
Existem particularidades entre os estudos de Emília Ferreiro e Ester Grossi....  Confira!


Aqui estão algumas sugestões de leitura. Vale a pena conferir!